Referências

Livros

AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Ângela. Educação literária e formação de leitores. Lisboa: Pactor, 2016.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Editora Todavia, 2023.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Editora Contexto, 2020.

ENES FILHO, Djalma Barboza. Letramento literário na escola: a poesia na sala de aula. Curitiba: Editora Appris, 2020.

FUMANERI, Maria Luísa Carneiro. Letramento literário. Curitiba: IESDE Brasil AS, 2023.

GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO ROSA, Alexandra Santos; LEAL, Myriam Avellaneda. Leitura e escrita na América Latina: teoria e prática de letramento(s). Dourados: UFGD Editora, 2011.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

MACHADO, Maria Zélia Versiani; PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy Alves; PAULINO, Graça (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MARTINS, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

MARTINS, Aracy Alves; MACHADO, Maria Zélia Versiani; PAULINO, Graça; BELMIRO, Célia Abicalil (Orgs.). Livros & telas. Belo Horizonte: Editora UFMG.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Editora Cultrix, 2020.

PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy Alves; PAULINO, Graça; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (Orgs.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

PAULINO, Graça (Org.). O jogo do livro infantil: textos selecionados para formação de professores. Belo Horizonte: Editora Dimensão, 1997.

PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). No fim do século, a diversidade: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

PNAIC; CEALE. Leitura e produção de textos na alfabetização: a formação continuada no PNAIC 2017/2018. Belo Horizonte: PNAIC / Ceale, 2018.

SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Práticas escolares de letramento literário: sugestões para leitura literária e produção textual. Petrópolis: Vozes Acadêmica, 2022.

Artigos

BARBOSA, Maria Aparecida Fernandes de Oliveira. A literatura e suas apropriações por jovens leitores. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: A literatura e suas apropriações por jovens leitores . Acesso em: 18 ago. 2025.

BOTAN, Heitor Augusto Santos; RENDA, Vera Lúcia Batalha de Siqueira. Letramento literário LGBTI+: revisão bibliográfica. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 30, n. 5, p. 110-122, 2º sem. 2024. Disponível em: LETRAMENTO LITERÁRIO LGBTI+:: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . Acesso em: 14 ago. 2025.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia; VIEIRA, Ivoneide Rodrigues. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, set./dez. 2016. Disponível em: Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas | Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies . Acesso em: 18 ago. 2025.

ENES FILHO, Djalma Barboza. Prática da leitura literária na escola: um caminho para o letramento literário. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 2583-2600, fev. 2025. Disponível em: PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO | Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação . Acesso em: 14 ago. 2025.

KLEIMAN, Angela Bustos. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: [s. n.], 2005. (Coleção Linguagem e Letramento em Foco). Disponível em: Preciso ” ensinar ” o letramento . Acesso em: 18 ago. 2025.

MORAES, Claudia Letícia Gonçalves; SOUZA, Fernanda Ferreira. Desigualdade social e violência na literatura negra brasileira: uma análise da infância perdida em contos de Conceição Evaristo. Kwanissa, São Luís, n. 3, p. 99-114, jan./jun. 2019. Disponível em: Vista do DESIGUALDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA NA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA PERDIDA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO . Acesso em: 23 jul. 2025.

NARCISO, Ana Lúcia Cordeiro; et al. “Tia, lê essa historinha para mim?”: a contação de histórias como instrumento para promover o letramento literário na educação infantil. Cadernos Pedagógicos, Maceió, v. 1, n. 2, p. 191-204, jul./dez. 2025. DOI: “Tia, lê essa historinha para mim?”: a contação de histórias como instrumento para promover o letramento literário na educação infantil | Cadernos Pedagógicos . Acesso em: 14 ago. 2025.

OLIVEIRA, Ubiratã Teixeira Vilela de. O gênero instapoetry e a inteligência coletiva. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 1161-1190, jul./set. 2020. Disponível em: O gênero instapoetry e a inteligência coletiva / The instapoetry genre and the collective intelligence . Acesso em: 18 ago. 2025.

REGIS, Flávia. Letramentos e mídias: sintonizando com corpo, tecnologia e afetos. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 2, p. 147-163, ago./nov. 2020. Disponível em: Letramentos e mídias: sintonizando com corpo, tecnologia e afetos . Acesso em: 18 ago. 2025.

RODRIGUES, Raimunda Ferreira. Narrativas amazônicas: estratégias de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental, anos finais. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://profletras.ufrn.br/wp-content/uploads/2025/07/Raimunda_DISS_NarrativasAmazonicasEstrategias.pdf. Acesso em: 6 ago. 2025.

SOUZA, Kelly Cristina Cândida de; FERREIRA, Andréia de Assis. Literatura negra para a infância: letramento literário e a educação para as relações étnico-raciais no contexto escolar. Revista SCIAS: Direitos Humanos e Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 139-156, jan./jun. 2025.

Contribua com o projeto

Envie seu texto que poderá ser publicado aqui no site após a mediação dos nossos pesquisadores.

Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Preencha esse campo
Envie arquivos PDF ou TXT.
Preencha esse campo